FERNANDO DE NORONHA

O nordeste brasileiro é, de fato, uma das regiões mais privilegiadas do mapa, com diversidade de atrações turísticas, bem como, com alguns dos lugares mais bonitos do mundo. No mar de Pernambuco não estão apenas algumas lindas praias, já que é nesta parte do oceano – a 545 km da costa pernambucana – que está o arquipélago de Fernando de Noronha. Unidade de conservação ambiental, os cenários locais destacam a presença da natureza. Neste sentido, os 3500 habitantes têm a fauna e a flora como os personagens principais do arquipélago, respeitando-os e conservando seu habitat natural.

 

 

Com política de turismo sustentável, Fernando de Noronha possui 17 quilômetros quadrados e estimula a visita controlada dos viajantes, restringindo a acomodação ao no máximo 675 pessoas. Em toda extensão, há pousadas e pequenos hotéis que buscam oferecer estadias privativas, com refinamento rústico, de forma que são necessários no mínimo cinco dias para conhecer as principais atrações locais. As pousadas costumam ser aconchegantes e estreladas, no entanto, nada de compara à beleza desenhada em todo arredor de Fernando de Noronha.

 

Uma vez no arquipélago é quase obrigatório escolher o mergulho como primeiro passeio, já que o mar, numa temperatura de 26 graus, oferece visibilidade de 50 metros na horizontal, ou de 12 metros na vertical para mergulhadores inexperientes. Entre os principais destinos para a prática de mergulho, estão o Porto de Santo Antônio, o Morro de Fora na praia da Conceição e a Baía do Sueste. O primeiro contato com o mar é surpreendente, e não para por aí, uma vez que as praias elevam o clima paradisíaco a outro nível. Presença recorrente em listas que elegem as praias mais bonitas do planeta, a Baía do Sancho é contornada por falésias, areia dourada e por aquela água cristalina que revela os corais coloridos.

 

Se os trechos litorâneos são famosos, a visita dos golfinhos é o momento mais aguardado pelos viajantes. O Mirante da Baía dos Golfinhos – um paredão de 60 metros de altura – leva à observação dos golfinhos rotadores e a parada faz parte de uma trilha que inclui mergulho na Praia do Sancho, além da Baía dos Porcos, e as praias Cacimba do Padre, Bode, Americano e Boldró. Ainda que os cenários naturais atraiam o olhar, Fernando de Noronha também tem um lado histórico charmoso, caso da Trilha do Atalaia que parte da Vila dos Remédios em direção ao Palácio São Miguel, o Forte dos Remédios – com uma paisagem deslumbrante -, casas e presídios antigos, e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Ao longo da trilha, além de aprender sobre a história de Noronha, o viajante pode se refrescar nas praias Cachorro, Meio e Conceição.

 

Os golfinhos não são as únicas estrelas locais. O mar de Fernando de Noronha também é casa para as tartarugas protegidas pelo Projeto Tamar, na praia Boldró. À noite, a sede do projeto costuma ser um lugar disputado pelos turistas que se reúnem para acompanhar a abertura dos ninhos e, consequentemente, a caminhada das tartarugas em direção ao mar. Na Trilha do Leão, os viajantes podem contemplar a desova das tartarugas na Praia do Leão.

 

Menu
Envie sua mensagem!