CARTAGENA

Aqui ao lado do Brasil, a Colômbia é o tipo de destino que vive com discrição, ainda que tenha atrativos turísticos surpreendentes. Dona de um lado caribenho fantástico, sabores apimentados e história aplicada em cada um dos tijolos de suas muralhas, a Colômbia é agradável para diferentes estilos de turistas. A fim de aproveitar a mistura entre a vibração caribenha e as ruínas que remontam o passado, a melhor pedida é a colorida Cartagena das Índias. Antigo ponto de proteção, a cidade conserva suas fortificações, o que incentivou que seu centro histórico fosse declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1984.

 

Em qualquer roteiro escolhido, uma atração é sempre uma constante: as muralhas de Cartagena. Com pouco mais de 10 quilômetros de extensão, elas são história viva, revelando um passado bastante recente ao longo da caminhada. E, ali, logo no principal portão da cidade, reside o Portão do Relógio, que recebe essa denominação em função do modelo norte-americano instalado no século 19, e substituído pelo atual relógio oriundo da Suíça. Essa viagem entre passado e presente acompanha os viajantes em todas as direções, e reflete a oportunidade de no tempo atual aproveitar as instalações do Las Bóvedas, construído no século 18 para ser um presídio e depósito de armas. Atualmente, é um centro comercial de artesanato.

Numa autêntica cidade portuária não poderiam faltar edifícios repletos de história, como é o caso do Palacio de la Inquisición, convertido em Museu Histórico de Cartagena nos dias atuais. O lugar serviu de sede para a Inquisição espanhola, e reúne itens emblemáticos do período de tortura. De grande imponência, o Castillo de San Felipe de Barajas está localizado fora da cidade amuralhada, no entanto, merece a visita uma vez que ele representa a maior edificação militar espanhola das Américas. Erguido sobre uma colina, o castelo presenteia os turistas com uma paisagem para lá de especial.

 

Se todo centro histórico precisa de uma praça que se torne ponto de referência e uma igreja que rememore as origens da cidade, em Cartagena, esses locais são a Plaza de la Aduana e o Santuario San Pedro Claver. Donos de cores vibrantes, os prédios concentrados na Plaza de la Aduana eram os mais importantes de Cartagena, incluindo a residência do fundador da região. De beleza cenográfica, a Plaza San Pedro Claver também não decepciona, e serve como endereço para o Santuário de mesmo nome, erguido para homenagear um padre espanhol que teria protegido escravos. Especial para moradores e visitantes, a Plaza Santo Domingo é tomada por pequenos restaurantes e bares, além das palenqueiras, as mulheres negras que usam roupas típicas coloridas e carregam cestas de frutas na cabeça.

 

Tão próxima do mar, as praias contornam Cartagena, de forma que as melhores estão a uma pequena distância de barco, caso das Islas del Rosario, com aquele azul caribenho espetacular. Com uma série de ilhas, a região é povoada por resorts, e grande parte das as atrações está ligada à prática do mergulho.

 

Menu
Envie sua mensagem!