Um dos maiores tesouros naturais do Brasil, o Estado do Amazonas e sua espetacular floresta amazônica vão além da beleza e são considerados o pulmão do mundo. A biodiversidade é uma das mais fenomenais do planeta, ao conservar a fauna e a flora em esplendor. Abrigada no norte do país, a região é um destino apreciado para viagens que implicam um mergulho no universo natural. Desta forma, a partir da capital Manaus já é possível experimentar as sensações que a selva reserva. Em um cruzeiro fluvial, conferir o Encontro das Águas é um momento singular. A diferença de densidade entre as águas dos Negro e Solimões faz com que as águas de cores barrenta e negra não se misturem.
Com um ambiente mais urbano, Manaus tem intensidade no ir e vir de seus moradores, e os viajantes se misturam para conhecer alguns pontos turísticos que construíram a fama da capital. O monumental Teatro Amazonas é parada obrigatória ao apresentar a construção luxuosa consagrada pelo período do Ciclo da Borracha, o que lhe rendeu uma arquitetura renascentista primorosa. Também da época da alta temporada da borracha, o Palácio Rio Negro, antiga residência do comerciante alemão Waldemar Schol atrai em função de seus detalhes arquitetônicos, bem como, para a programação do atual Centro Cultural Palácio Rio Negro.
O arquipélago fluvial de Anavilhanas – entre as regiões de Manaus e Novo Airão – é uma unidade de conservação e proteção ambiental e sua grandiosidade natural é emblemática. Em uma área de 3500 quilômetros quadrados estão divididas 400 ilhas, contudo, a maior atração local está nas águas, já que aqui acontece o encontro com os botos cor-de-rosa. Além da observação de outros animais – jacarés, jaguatiricas e tamanduás -, Anavilhanas tem à disposição passeios de barco, tour pelas praias (de março à agosto) e o trabalho dos artesãos locais à base das matérias-primas obtidas na floresta. A outra face de Anavilhanas revela a presença dos hotéis de selva que seguem conquistando os turistas.
Os hotéis de selva se popularizam em função do design que coloca o hóspede no coração da floresta, como parte integrante do meio natural. Neste sentido, as suítes são estruturadas à altura das copas das árvores com paredes de vidro que levam à contemplação externa. No café da manhã são servidos pratos internacionais, mas também são explorados os frutos e vegetais amazônicos, a exemplo do açaí, do bacuripari, o biribá, o camu-camu e do guaraná. Como opção de entretenimento, os hotéis promovem a massagem ao ar livre, a observação de pássaros e macacos, o passeio pelos rios e as caminhadas pela floresta.
Numa viagem de aproximadamente duas horas, a cidade de Presidente Figueiredo é uma escolha agradável que costuma render roteiros de profundo contato com a natureza. Esse entorno está povoado de cachoeiras, trilhas e grutas. Os tours por aqui geralmente incluem as grutas da Judeia e da Onça, a caverna Maroaga e as cachoeiras da Iracema e do Santuário. Com abundância de atrações, em Presidente Figueiredo também está a Lagoa Azul, que em função de seu solo argiloso proporcionar uma água de tom cristalino. A popularidade das cachoeiras atrai milhares de viajantes, e não poderia ser diferente, à medida que surgem as quedas d’água Urubuí, Salto do Ipy, Berro D’Água e Sucuriju, o passeio se torna mais rico e completo.