8 destinos para conhecer no Brasil em 2023

Os melhores destinos no Brasil te esperam em 2023! O ano terá muitos feriados prolongados ideal para quem deseja viajar muito. Como sabemos que os últimos anos não foram fáceis separamos oito dos melhores destinos que valem a pena investir para relaxar e recarregar as energias.

1- Jalapão, Tocantins

Muitos confundem mas o Jalapão não é um local especifico, mas sim um parque estadual gigante que fica no Tocantins, e conta com várias atrações para conhecer, que vão de fervedouros, dunas e cachoeiras. Além das atrações você também irá conhecer um povo muito hospitaleiro, irá comer comidas deliciosas e  também verá um por do sol incrível.

A melhor época para conhecer o Jalapão é na temporada seca, que vai de maio a setembro, porém você pode conhecer a região durante o ano todo. Os meses mais recomendados para conhecer o Jalapão são maio, junho e julho.

O ponto de partida para o Jalapão é a capital de Tocantins, Palmas. Se tiver a oportunidade fique pelo menos um dia na cidade , que é a capital mais jovem do Brasil, lá você pode conhecer lugares como o Palácio da Araguaia, o centro geodésico do Brasil, o Memorial Coluna Prestes, a praça dos Girassóis, que é a maior praça urbana do mundo e a ilha do Canela, uma ilha artificial que fica no meio do rio Tocantins.

Sobre as atrações do Jalapão estão as Dunas do Jalapão, a Cachoeira do Formiga, a Prainha do Rio Novo, a Cachoeira da Velha e ao menos um dos fervedouros, sendo que o mais tradicional é o Fervedouro do Ceiça.

 

2- Lençóis Maranhenses, Maranhão 

Os Lençóis são sem dúvida uma das paisagens mais incríveis do mundo! A combinação de água e areia que se forma em uma área de mais de 155 mil km é impressionante e com certeza vale a pena estar na sua lista de desejos de viagens da vida.

A melhor época para ir aos Lençóis é entre os meses de junho e setembro, que é o período quando as lagoas estão mais cheias e o risco de chuva é baixo. É possível conhecer os lençóis em outras épocas já que existem lagoas permanentes.

O aeroporto mais fácil de chegar aos Lençóis é o aeroporto de São Luís do Maranhão. Se tiver a oportunidade recomendamos que conheça a região de São Luís. Lá você poderá conhecer atrações como o Palácio dos Leões, a Rua do Giz, a Rua Portugal, e o Palácio de La Ravardiére.

Sobre os Lençóis, existem três bases para conhecer o Parque Nacional e cada um tem suas peculiaridades.

Santo Amaro é a que fica mais próxima do Parque Nacional e que possui atualmente menos infraestrutura de restaurantes e pousadas, lá você pode fazer passeios como o Circuito Betânia.

Barreirinhas é a base mais comercial, que possui mais opções de passeios, restaurantes e pousadas, porém é onde o parque nacional fica mais afastado. É de lá que saem alguns dos  passeios mais conhecidos como  Circuito Lagoa Azul, Circuito Lagoa Bonita, Sobrevoo e o Mirar das Estrelas.

Atins é a base mais charmosa com ótimos restaurantes e pousadas, porém a com maior custo e mais difícil de chegar. Lá você pode ver nas praias muitas pessoas praticando Wind Surf, e fazer passeios como o Circuito Lagoa Tropical.

Independente da base que escolher para sua viagem aproveite muito as lagoas que além de ter águas verdes e azuis lindas, possuem temperatura agradável para banho e profundidade para todos os gostos.

 

3- Florianópolis, Santa Catarina

A ilha da magia tem inúmeras opções de praias, trilhas, bairros charmosos e atrações para você conhecer.

Apesar da grande movimentação a melhor época para conhecer Floripa são no verão pois fica melhor para fazer trilhas, as praias ficam melhores para entrar na agua e a vida noturna mais agitada. Se quiser não pegar a cidade lotada duas ótimas épocas são do final de novembro até começo de dezembro e após o carnaval por março e abril tirando os feriados.

Algumas atrações que você precisa conhecer são A Lagoinha do leste, a Ilha do Campeche, a Praia do Campeche, a Praia da Joaquina, as Dunas da Joaquina, a Lagoa da Conceição, o Bairro Santo Antônio de Lisboa,  a ponte Hercílio Luz, a Beira-mar, o bairro Ribeirão da Ilha, a praia Mole, a praia do Gravatá, a Costa da Lagoa, a praia da Daniela, a Ilha do Frances, as piscinas naturais da Barra da Lagoa, o Bairro Jurerê, dentre muitas outras atrações.

4- Alter do Chão, Pará 

Alter do Chão é uma vila que pertence à cidade de Santarém no estado do Pará. Alter já foi considera como um dos 10 destinos de praias mais lindos do Brasil. Por lá você irá encontrar praias de agua doce com areias branquinhas e muita diversidade de fauna e flora.

É um destino que dependendo da estação a paisagem muda muito, o volume das chuvas muda completamente o volume dos rios. A melhor época para ver as praias é no chamado Verão Amazônico que é a temporada que vai de agosto a dezembro. o auge da seca é no mês de novembro.

A ida para as principais atrações de Alter são feitas na sua maioria com transporte de barco. Não deixe de passar pelo menos um dia na Ilha do Amor, a praia mais famosa que conta com várias barraquinhas, restaurantes e estrutura para você passar o dia inteiro.

 

5- Fernando de Noronha, Pernambuco

Fernando de Noronha é um arquipélago que fica a mais o menos 350km da costa brasileira e pertence ao estado de Pernambuco. Com águas cristalinas e grande variedade de vida marinha, o arquipélago é considerado um dos melhores lugares do mundo para fazer mergulho de cilindro.

Noronha é um destino que combina com sol e calor, então é bom evitar períodos chuvosos, a estação seca é de agosto a fevereiro, nos outros meses são os de chuva, sendo os que mais chovem são maio e junho.

Aproveitar as praias, fazer algumas trilhas, fazer passeios de barco, mergulhar, surfar e, claro, relaxar estão entre as principais atividades para fazer em Noronha. A ilha é um destino sem igual para quem procura por tranquilidade e belas paisagens naturais, mas pode ser também um lugar gostoso para praticar exercícios, ainda mais com o visual que possui.

 

6- Ubatuba, São Paulo 

Ubatuba tem mais de 100 praias para todos os gostos. Além do surf também há trilhas, cachoeiras e ilhas para a pratica de mergulho.

A cidade tem o apelido de ubachuva pois chove bastante na região, os meses com menor precipitação são os meses de abril a setembro, sendo abril, maio e setembro os melhores meses para conhecer a cidade, pois o risco de chuva é menor e a cidade não está tão cheia.

As praias do centro, devido ao fácil acesso, são as mais frequentadas. Entre elas tem a Praia Grande, Praia do Tenório, Praia do Cedrinho e Praia do Perequê-Açu, que nem sempre está própria para banho. A Praia do Itaguá e a Praia do Cruzeiro não são para nadar, mas uma caminhada pelo calçadão à beira-mar é uma ótima opção de passeio.

Ao norte tem: Praia do Félix, Praia do Português, Praia das Conchas, Praia do Prumirim, Praia de Picinguaba, Praia do Engenho e a Praia Brava da Almada, entre muitas outras opções.

 

7- Rio de Janeiro, RJ

Os pontos turísticos do Rio de Janeiro estão entre os lugares que todo mundo deveria visitar ao menos uma vez na vida.

Fora todas as praias, morros e lagoas maravilhosas, o Rio ainda conta com a sua população que ama e aproveita a cidade ao máximo. E, de forma simpática e muito amistosa, adora mostrar sua cidade para os viajantes para que eles também se apaixonem por ela. Como se precisasse de muito esforço para isso.

Você pode conhecer a cidade em qualquer época do ano mas os melhores é entre maio e novembro.

 

8- Foz do Iguaçu, Paraná 

Um das 7 maravilhas naturais do mundo as Cataratas do Iguaçu é uma das paisagens mais impactantes que existem. Você pode conhecer as cataratas pelo lado Brasileiro e pelo lado Argentino também pois os dois se completam. 

Se já é impossível não se molhar durante esse passeio, no Macuco Safári o banho é mais que garantido. Nele, os visitantes viajam de trenzinho até a beira do Rio Iguaçu, de onde parte uma lancha rumo ao Salto Três Mosqueteiros, num passeio que permite ver as cataratas de baixo.

Além das Cataratas há outras atrações bem legais como, o Marco 3 fronteiras, onde há um belo pôr-do-sol e apresentação de danças, o Parque das Aves a única instituição do mundo focado na preservação de aves da Mata Atlântica onde você pode ver tucanos, araras, periquitos que foram na sua maioria resgatados dos maltrato e tráfico de animais, a Mesquita de Foz do Iguaçu, o Centro Budista Chen Tien e a Usina Hidroelétrica Itaipu Binacional a maior do Brasil e uma das maiores do mundo.

A melhor época para visitar as Cataras são os meses de junho, julho e agosto.

 

Já conhece algum destes destinos que sugerimos no post? Qual são os seus planos de viagens pelo Brasil em 2023? 

Menu
Envie sua mensagem!